A Madeira atraiu cidadãos do Canadá, Rússia, Irão e Austrália durante os primeiros dois meses do ano, através do programa de vistos “gold”.
Em janeiro e fevereiro de 2022, o investimento angariado através de vistos dourados na Madeira foi de cerca de 2 milhões de euros. No total, foram concedidas quatro Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (ARI) na região autónoma.
No primeiro mês do ano, foram concedidos três ARIs a cidadãos do Canadá, Rússia e Irão, segundo dados disponibilizados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ao Jornal Económico Madeira. Regista-se ainda um investimento de um australiano na região, em fevereiro, no valor de 590 mil euros.
Dados recentes revelam que o investimento captado através de vistos dourados na Madeira foi de 60 milhões de euros entre 2017 e 2021, sobretudo no setor imobiliário, e corresponde a 50 autorizações de residência. Os cidadãos que efetuaram compras superiores a 500 mil euros na região autónoma desde 2017, ao abrigo do ARI, são maioritariamente russos e norte-americanos, estando também registados brasileiros, chineses, sul-africanos e bolivianos.
De acordo com os dados do SEF divulgados em janeiro, o investimento captado através de vistos gold aumentou 52% a nível nacional em dezembro, face ao período homólogo de 2020, para 42,1 milhões de euros.