O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.
O Vice-Presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, intervém na abertura do lançamento do novo Programa Erasmus+, na qual discursam também o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a Comissária Europeiapara a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.
Nesta ocasião intervém ainda a Presidente da Comissão de Cultura e Educação do Parlamento Europeu, Sabine Verheyen.
O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O novo Erasmus+ dispõe de um orçamento estimado de 26,2 mil milhões de euros. Este montante é quase o dobro do financiamento do programa anterior (2014-2020).
O programa de 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.
Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa.
O programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a cooperação europeia na área da educação e formação e executa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e desenvolve a dimensão europeia do desporto.