A empresa portuguesa de energia Galp e a fabricante sueca de baterias para veículos elétricos Northvolt anunciaram uma joint venture para construir, em Portugal, a maior fábrica de conversão de lítio da Europa.
Com uma capacidade de produção anual inicial de até 35.000 toneladas de hidróxido de lítio para bateria, a planta fornecerá o suficiente para fornecer baterias para cerca de 700.000 veículos elétricos por ano. A usina deve entrar em operação no final de 2025.
Acredita-se que Portugal tenha alguns dos maiores depósitos de lítio da Europa, um material-chave na fabricação de baterias de lítio para veículos elétricos.
O projeto chamado ‘Aurora’ ainda está procurando um local, mas protestos de grupos ambientalistas afirmam que as minas vão arruinar o campo, exigindo uma regulamentação mais forte e mais transparência.
A maior parte das áreas de prospecção encontram-se na região norte de Trás-os-Montes, uma região economicamente deprimida. A fábrica ajudará a criar até 1.500 empregos.
Prevê-se que a conversão de hidróxido de lítio cresça mais de dez vezes até o final da década, à medida que o mundo muda para energia limpa para combater as mudanças climáticas e contribui para reduzir as emissões globais de CO2 e a dependência da Europa das importações de lítio.
A Galp Energia, SGPS, SA, empresa multinacional do setor da energia, com sede em Lisboa, é já um dos maiores geradores de energia solar de Espanha e Portugal. A Northvolt, que é apoiada por investidores como Goldman Sachs, BMW e Ikea, é a mais avançada de uma série de startups de baterias na Europa.