Evento vai reunir, de 15 a 19 de julho de 2024, escritores, artistas e especialistas de países de língua portuguesa em lives diárias gratuitas; serão 15 horas de programação 100% online.
O Coninler (Congresso Internacional de Leitura) vai reunir, de 15 a 19 de julho, mais de 28 escritores e artistas de países de língua portuguesa em 15 lives gratuitas e on-line. O tema central deste ano do evento – que ocorre desde 2016 como Conaler e mudou de nome para alcançar abrangência internacional – é “Histórias, Leitura Literária e Transformação” e a programação ainda terá eixos temáticos para cada um dos cinco dias de evento.
O evento, em formato on-line, acontecerá das 19H00 às 21H30 (horário de Brasília) e será transmitido pelo Canal do Galeno no YouTube. Para se inscrever, basta aceder ao link.
“O objetivo dessa abordagem é apoiar professores, bibliotecários e outros mediadores de leitura a trabalharem, a partir da literatura, temas como enfrentamento do racismo, da homofobia e dos preconceitos em geral, como o que é praticado contra refugiados e imigrantes”, afirma o curador do evento, Galeno Amorim. Ele, que é presidente do Observatório e ex-presidente da Biblioteca Nacional do Brasil, também se encarregará das mediações.
Para as 15 horas de programação já estão escalados escritores brasileiros como Fernando Morais; Mary Del Priori; Muniz Sodré; Paulo Roberto Padilha, diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire; Fernanda Paraguassu; Carolina Montenegro; Luiz Antônio Aguiar; Auritha Tabajara; André Gravatá; e o educador César Nunes, entre outros. O elenco estrangeiro conta com o angolano Pau de Cabinda; Teolinda Gersão, uma das mais premiadas escritoras portuguesas; Dany Wambire, de Moçambique; Dina Salústio, de Cabo Verde, e muito mais.
O Coninler é realizado pelo Observatório do Livro, que integra a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) como Observador Consultivo, pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. E espera reunir, durante os cinco dias, um público formado por professores, bibliotecários e estudantes.