O imperador japonês Naruhito declarou os Jogos Paraolímpicos de Tóquio de 2020 abertos na noite de terça-feira (24) no Estádio Olímpico de Tóquio.
Um número recorde de 4.403 atletas de 162 delegações foi confirmado para participar em 22 modalidades desportivas nas Paraolimpíadas de Tóquio, que ocorrerá até 5 de setembro.
A China, que participa das Paraolimpíadas de Verão pela 10ª vez consecutiva, enviou uma delegação de 251 atletas, 132 mulheres e 119 homens, sendo que o atleta mais velho tem 56 anos e o mais novo 16 anos. Eles competirão em 20 das 22 modalidades desportivas.
Portugal chega aos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 com uma comitiva de 33 atletas, renovada em relação ao Rio2016 com 17 estreantes.
Com 92 medalhas conquistadas nas 15 participações anteriores, Portugal vai estar representado em Tóquio nas modalidades de atletismo, boccia, ciclismo, equestre, judo, natação, estreando-se na canoagem e no badminton, que integra pela primeira vez o programa paralímpico. As provas dos atletas nacionais terão transmissão na RTP2 e na RTP Play.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, esteve entre os poucos espectadores convidados para a cerimônia de abertura.
Como a situação do coronavírus piorou no Japão nas últimas semanas, as Paraolimpíadas também serão realizadas geralmente sem espectadores, como foi o caso das Olimpíadas.