Revista Comunidades
Sábado, Setembro 30, 2023
PortuguêsEnglishFrançaisDeutschEspañolItaliano
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Revista Comunidades
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Revista Comunidades
Sem Resultafos
Ver tudo
Henrys Liverpool

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023
The Tall Ships Races Lisboa

Lisboa volta a acolher The Tall Ships Races entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. O programa inclui um desfile naval no Rio Tejo

Agosto 31, 2023
Moving to Portugal Show

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023
ApexBrasil

Novo estudo da ApexBrasil aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

Agosto 31, 2023
José Luís Carneiro

Ministro alerta que é necessário “manter a guarda” para prevenir incêndios

Agosto 31, 2023
Marcelo visita Canadá

Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país

Agosto 31, 2023
Revista Comunidades

Comunicado: O fim de mais um projeto de comunicação

Agosto 31, 2023
Menir Monte do Trigo Algarve

Menir com 5.500 anos descoberto em São Brás de Alportel

Agosto 31, 2023
Macau

Macau promove produtos dos países de língua portuguesa no norte da China

Agosto 31, 2023
Clube de Regatas Vasco da Gama

Brasil. Presidente da República de Portugal condecora o Clube de Regatas Vasco da Gama, que comemora 125 anos

Agosto 31, 2023
Início

A hora e meia de Lisboa fabrica-se um camião a cada oito minutos

Fábrica da Fuso no Tramagal arrancou produção em série de camiões ligeiros elétricos e vai montar centenas de unidades a baterias já neste ano.

Junho 7, 2023
em Economia
A A
0
Fuso no Tramagal

De oito em oito minutos, a fábrica da Fuso no Tramagal produz um camião ligeiro. A unidade do grupo Daimler Truck, no concelho de Abrantes, começou a funcionar em 1964 e no início desta semana entrou numa nova fase: arrancou a produção em série de unidades exclusivamente elétricas. O modelo eCanter será vendido em 13 mercados europeus. A nova etapa coincidiu com a ultrapassagem da meta de 250.000 unidades do modelo Canter, produzido no Tramagal desde 1980.

Na primeira geração, o eCanter foi produzido, entre 2017 e 2022, em séries muito limitadas, da ordem das dezenas de unidades por ano, na fábrica do Tramagal.

Para a segunda geração, haverá mais ambição: “Até ao final do ano iremos produzir várias centenas de unidades”, prevê ao ECO o diretor-geral da fábrica, Arne Barden. Estima-se que o camião elétrico represente menos de 10% de toda a linha de montagem em 2023, aproximando-se da fasquia das 1.000 matrículas. Em 2024, será duplicada a produção da unidade a baterias.

Na segunda geração, a versão elétrica do camião ligeiro passa a partilhar a linha de montagem com a opção a gasóleo. O tempo de produção é semelhante porque a versão a baterias é mais complexa, mas tem menos peças do que nas versões motorizadas. A principal diferença estará debaixo da carroçaria, onde poderá ser instalado um motor a combustão ou então um dos três pacotes de baterias, com a tecnologia de células de fosfato, de ferro e de lítio. A autonomia varia entre 70 e cerca de 200 quilómetros conforme o número de baterias instalado.

“Precisamos de espaço suficiente para acomodar as diferentes necessidades dos clientes”, destaca o diretor de produção da Daimler Truck. Manuel Baader sinaliza que o eCanter “tem um diferencial elétrico que está muito próximo das rodas para evitar as perdas mecânicas e ajudar nas manobras de marcha-atrás.

Por outro lado, a nova eCanter passará a ser tão flexível como a opção a gasóleo: é possível escolher entre seis distâncias entre eixos entre 2.500 e 4.750 milímetros e um peso bruto permitido de 4,25 a 8,55 toneladas. O camião elétrico pode ter carregamento rápido em corrente contínua – entre 24 e 39 minutos – ou então com corrente alternada – entre quatro e seis horas. A potência do eCanter poderá ser de 110 kW (peso bruto de 4,25 e de seis toneladas) ou de 129 kW (7,49 e 8,55 toneladas).

A organização é determinante para que se possam produzir 57 camiões por dia na fábrica do Tramagal. Em Portugal, a Fuso conta atualmente com 544 trabalhadores, dos quais 20% são mulheres. Metade das 540 peças necessárias para cada camião ligeiro vem da Península Ibérica. Por outro lado, todos os dias entram na unidade oito contentores com componentes vindos do Japão.

No armazém, tudo é dividido para que as peças sejam transportadas em rotas próprias, que estão divididas como se fossem linhas do metropolitano, o símbolo é inspirado no Metro de Londres. Quase todas as peças já vêm feitas dos mais de 50 fornecedores. Os bancos do condutor e dos passageiros são uma exceção e são montados dentro da fábrica. O ambiente é praticamente silencioso.

Na área mais industrial, não falta barulho em cada uma das 14 estações de acabamento de veículos. Há uma zona de assemblagem de motores e uma área específica para montar as baterias das versões elétricas. A zona das baterias é restrita a funcionários com formação própria nesta área. Antes de fundir-se com o chassis, a cabine integra todas as peças necessárias, dos bancos ao painel de instrumentos, passando pelo autorrádio e a caixa de velocidades. O processo fica completo com a testagem do veículo, já montado, numa plataforma própria, que faz lembrar um centro de inspeções.

Para exportar os camiões a gasóleo da Fuso para 32 países europeus e para Marrocos é necessário usar uma estrada nacional com troços muito estreitos para os camiões. A Fuso Tramagal reclama há mais de duas décadas uma nova ponte sobre o Tejo, com ligação para a A23. Em 2008 chegou mesmo a ser feito o anúncio, durante uma visita à fábrica do então primeiro-ministro, José Sócrates.

O início da produção em série da eCanter foi mais um pretexto para o líder da fábrica voltar a apelar ao Governo para que seja construída a ponte de acesso à A23. Depois da visita de 15 minutos à fábrica, o primeiro-ministro ignorou o apelo e nem mesmo a mini-reunião dentro da cabine de um veículo de demonstração terá servido para resolver o assunto.

Anterior

Um ano mais, o Peso da Régua celebra o vinho com o Douro Wine City

Seguinte

Vila Franca de Xira homenageia festa brava entre 30 de junho e 02 de julho

Outros artigos

Moving to Portugal Show
Economia

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023
Macau
Economia

Macau promove produtos dos países de língua portuguesa no norte da China

Agosto 31, 2023
Inflação
Economia

Inflação afeta poder de compra de sete em cada 10 portugueses

Agosto 29, 2023
Marcelo Caruana egoi
Economia

Marketing Digital: a alavanca essencial para o sucesso das empresas

Agosto 28, 2023
Fundação Oriente
Economia

Fundação Oriente vende banco por mais de 20 milhões

Agosto 27, 2023
Diogo Lacerda Machado
Economia

CDS vai levar a Bruxelas envolvimento de Lacerda Machado em consórcio para comprar a TAP

Agosto 26, 2023
habitacao
Economia

Habitação. Proprietários depositam últimas esperanças no recurso aos tribunais

Agosto 25, 2023
Reclamações dirigidas à banca
Economia

Portal da Queixa: Reclamações dirigidas à banca sobem 30% até agosto

Agosto 24, 2023
peniche
Economia

Lançado concurso para incubadora de empresas da economia do mar em Peniche

Agosto 21, 2023
Seguinte
Festas do Colete Encarnado

Vila Franca de Xira homenageia festa brava entre 30 de junho e 02 de julho

França

França. O que mudou no quotidiano do país em junho

Destaque

lisboa portugal
Destaque

Lisboa é mesmo a capital de Portugal?

Monumentos ao Emigrante na Diáspora
Destaque

Monumentos ao Emigrante na Diáspora

Edição Online – Leitura Grátis

Siga-nos nas redes sociais

Mais Lidas

Receber Revista Digital (grátis)

 

[egoi-simple-form id=”22433″]

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Henrys Liverpool

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023

The Tall Ships Races Lisboa

Lisboa volta a acolher The Tall Ships Races entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. O programa inclui um desfile naval no Rio Tejo

Agosto 31, 2023

Moving to Portugal Show

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023

ApexBrasil

Novo estudo da ApexBrasil aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

Agosto 31, 2023

José Luís Carneiro

Ministro alerta que é necessário “manter a guarda” para prevenir incêndios

Agosto 31, 2023

Marcelo visita Canadá

Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país

Agosto 31, 2023

Revista Comunidades

Comunicado: O fim de mais um projeto de comunicação

Agosto 31, 2023

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Destaque
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design