Para evocar o Dia Internacional da Literatura para a Infância que se celebra hoje, dia 2 de abril, a Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, organiza o webinar “Crescer a Ler”.
Neste webinar será focada a importância da leitura na infância, junto das comunidades de língua portuguesa. O evento online, conta com a participação de representantes das diversas comunidades de língua portuguesa espalhados pelo mundo, desde Timor ao Canadá.
O objetivo principal deste webinar é mostrar a importância da literatura oral ou escrita em português na educação das crianças, e, alertar os pais e educadores para os perigos advindos do uso excessivo das novas tecnologias, bem como valorizar as formas mais tradicionais de ler e aprender a língua portuguesa.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez pretende também sensibilizar a comunidade portuguesa na diáspora para a importância da transmissão da língua e da cultura portuguesas às crianças.
Ensinar o português aos filhos é reforçar os laços com as suas origens, fortalecendo o sentido de pertença e dotá-los de ferramentas que os ajudarão a ter mais sucesso no futuro, já que a língua portuguesa, sendo atualmente uma das línguas mais faladas do mundo, é também uma língua com forte potencial empregador.
Este webinar é transmitido hoje, a partir das 18H00, através do Canal Youtube e da página Facebook da Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo.
Convidados:
Rosa Barros (Bibliotecária na Rede de Bibliotecas de Toronto, Canadá)
Natércia Maia (Contadora de Histórias (Timor-Leste)
Juliana Lamares (Coordenadora Associação Heart Seed, ilha de Moçambique, Moçambique)
Ana Catarina Barbosa (Mãe leitora, Porto)
Moderação: Catarina Viana / Sónia Pinto
Organização Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo
Programa (hora Lisboa)
18h00 – Nota de Abertura, Apresentação dos convidados
18h15 – A narrativa oral para a infância em Timor-Leste, formas e contextos, intervenção de Natércia Maia
18h25 – A diversidade de oferta das bibliotecas públicas para ler e contar histórias junto das comunidades lusófonas em Toronto, intervenção de Rosa Barros.
18h35 – O Centro dos Meninos da Ilha de Moçambique, um projeto de proteção da criança onde ler é fundamental, intervenção de Juliana Lamares.
18h45 – O prazer partilhado de ler com os filhos, a experiência contada por Ana Catarina Barbosa