O segundo lugar foi entregue ao filme chinês ‘The Fragile House’, de Lin Zi.
O júri do 19.º Festival Internacional de Cinema de Las Palmas de Gran Canária, Espanha, decidiu entregar o prémio “Lady Harimaguada” de ouro ao filme “A Portuguesa”, de Rita Azevedo Gomes.
«Obviamente estou contente. É bom vermos o reconhecimento do que fazemos, mas, independentemente das vaidades, é sempre animador sentirmos que há reconhecimento e isso incentiva a continuar», disse Rita Azevedo Gomes, em declarações à agência Lusa.
Para a realizadora, «é gratificante» receber este prémio, que distingue todos os que trabalharam na longa-metragem.
«É bom para todos nós, para toda a gente que trabalhou no filme. Não fui só eu […]. Às vezes não é fácil estes filmes um bocadinho diferentes passarem e, se há esse reconhecimento, é porque, se calhar, vale a pena continuar», sublinhou.
O júri da premiação destacou o «rigor, lucidez e sensibilidade da autora para fazer conviver o classicismo com a modernidade numa crónica histórica», comentários que, de acordo com Rita Azevedo Gomes, correspondem às intenções da realização do filme.
«O filme tem essa intenção. É um filme de época, mas, ao mesmo tempo, atual e contemporâneo. Não fica só numa representação […] convencional», indicou.
Rita Azevedo Gomes referiu ainda que o filme se distingue, sobretudo, pelos diálogos «extraordinários e surpreendentes» de Agustina Bessa-Luís e pelo elenco.