Esta receita de tártaro de camarão fumado com sabor floral foi inspirada na fragrância Oud Ispahan de Dior. Avillez diz que um dos aspetos favoritos do seu trabalho é criar coisas novas e explicou que temos cinco gostos básicos: sal, doce, amargo, azedo e umami – “Mas, ao utilizar aromas, podemos desbloquear novos sabores”.
O chef Avillez não é só um embaixador da popularidade da cozinha portuguesa em todo o mundo, é também um defensor dos produtos portugueses. Para este prato, utiliza camarões do Algarve e explicou que ter acesso a produtos portugueses em todo o mundo “ajuda na entrega de uma refeição portuguesa autêntica”, independentemente do local.
José Avillez é proprietário de cerca de vinte restaurantes, incluindo o Belcanto, em Lisboa (duas estrelas Michelin), tal como a Tasca, no Dubai, primeira aventura fora das fronteiras portuguesas.
Receita
Ingredientes
200g de camarões da costa algarvia
3 abacates
Água de rosas
Líchias
Sumo de limão/limão
Preparação:
Preparar o molho de abacate usando um liquidificador. Acrescentar líchias, rosa, limão e abacate.
Experimente e ajuste o tempero ao seu gosto adicionando mais sal e sumo de limão. Se o molho for demasiado espesso para o seu gosto, pode adicionar um par de colheres de chá de água para ajustar a consistência conforme necessário.
Limpar os camarões removendo as cabeças, cascas e veias. Em seguida, enxaguar o camarão, secar e cortar grosseiramente a gosto. Juntar sal e pimenta.
Colocar um anel metálico sobre um prato. Encher com o tártaro, pressionar firmemente para baixo e depois remover o anel. Repetir o procedimento com o resto do tártaro.
Descascar e cortar o abacate em cubos. Para obter um aroma fumado, grelhar o abacate até ficar ligeiramente queimado.
Posicionar o abacate em cima do tártaro.
Para completar, verta o molho de abacate à volta do tártaro e desfrute.