Um pequeno agricultor do Algarve está a produzir uma abóbora gigante que já tem cerca de 610 quilos.
Na horta de José Santos há ainda uma melancia com 50 quilos e uma meloa com 19 quilos. Laurinda, Teresa e Isidora são os nomes das abóboras cultivadas em Paderne pelo pequeno agricultor, em homenagem às avós de José Santos e da mulher. Começou por ser um hobby e transformou-se num desafio anual. “A Laurinda tem 540 quilos, a Teresa 550 e a Isidora 610. Estavam a aumentar 5 quilos por dia e ainda têm mais 30 dias para crescer”, explicou José Santos, barman e agricultor nas horas vagas.
A sementeira começou em março e a colheita será em setembro. Para chegarem a estes tamanhos são necessárias “quatro horas de dedicação por dia, muito investimento e cerca de mil litros de água de dois em dois dias”. Além das abóboras, na horta de José Santos há ainda melancias e meloas gigantes. Não têm nomes, mas têm igualmente pesos surpreendentes. Uma melancia já atingiu os 50 quilos e uma das meloas pesa 19 quilos e 300 gramas, “ultrapassando já o recorde europeu”.
Em 2018, o agricultor em part-time tinha produzido uma abóbora com 100 quilos. No ano passado, cultivou uma de 450 quilos, que foi considerada a maior do País no Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes, em Paredes, no Porto.





































