Com o objetivo de apoiar e divulgar o trabalho artístico dos milhões e milhões de luso falantes a viverem no estrangeiro, o concurso literário “As minhas férias em Portugal”, recebeu mais de 200 textos de jovens de todo o mundo. Uma nova geração de falantes de português, que vivem em França, Alemanha, Reino Unido, na Suíça e em muitos outros países, que pretendem contribuir para o futuro da língua portuguesa e das culturas lusófonas.
A cerimónia oficial de entrega dos prémios aos vencedores e aos participantes que receberam uma menção honrosa terá lugar no sábado, 7 de janeiro de 2023, na Casa de Portugal da Cidade Universitária em Paris.
Por entre prosa, poesia, histórias de família, viagens no tempo e jornais de bordo, os sete membros do júri selecionaram como vencedores: na categoria A, “O espírito do rio” de Clara Silveira Dunand e na categoria B, “Detalhes, hospital e borboletas” de Léane de Abreu. Para merecedores de menção honrosa venceram na categoria A, “As minhas férias em Portugal” de Matéo Augusto Rodrigues “Minhas viagens por Portugal fora” de Manuel Moreira Fonseca “A volta a Portugal em sonho” de Mickael Dias Brit. Na categoria B venceram, “Ano Novo” de Diego Badolato Viala, “O amor de Alcobaça” de Sara da Cruz, “O palácio mágico” de Carolina Marques Cabral”.
Este concurso que pretende ajudar os jovens escritores a consolidarem métodos de leitura e de escrita de modo a fazer explodir a criatividade literária no interior de cada um deles, está aberto a todos os jovens dos 8 aos 17 anos.