O colóquio “O que é ser lusodescendente?”, uma iniciativa organizada pela Associação Internacional dos Lusodescendentes e pelo Observatório da Emigração (OEM), terá lugar no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE – no dia 15 de dezembro, pelas 15h00.
Com o objetivo de chegar a uma proposta de definição do termo “lusodescendente”, que possa ser debatida pela sociedade portuguesa, contribuindo assim para ligar os portugueses em todos os cantos do mundo, que a AILD e o OEM dinamizam este colóquio.
Com um programa diversificado, a iniciativa contará com a participação de especialistas, lusodescendentes, representantes políticos e jornalistas, que darão a conhecer investigações recentes, propostas de definição e irão debater vários pontos de vista.
O povo português que está espalhado pelo mundo e essa é uma das suas grandes riquezas. No entanto, não há consenso sobre a definição do termo “lusodescendente”. Esta indefinição prejudica todas as entidades Estado, autarquias, associações que procuram mapear os lusodescendentes no mundo.
A iniciativa terá como temas de destaque, o “Mapeamento das Comunidades Portuguesas” e “Como definir lusodescendente?”.