A criadora de moda Ana Sousa foi umas das 15 personalidades reconhecidas na 8ª edição da Gala Prémios da Lusofonia, sendo-lhe entregue o prémio na categoria de Moda e Estilismo.
Criado por Isabel Leitão em 2017, o projeto Prémios da Lusofonia nasceu com o propósito de “realçar o papel das mulheres e dos homens que mais e melhor têm representado a vontade de tornar mais competitiva e atrativa a imagem da lusofonia em todo o mundo”.
Contando com a parceria da CPLP e da Câmara Municipal de Cascais, a iniciativa organizou a 12 de outubro a sua mais recente Gala, na qual galardoou nomes das mais diversas áreas.
Organizada no Casino Estoril, a 8ª edição da Gala Prémios da Lusofonia distinguiu 15 personalidades, entre as quais a criadora Ana Sousa, reconhecida na categoria de Moda e Estilismo, Xanana Gusmão, que recebeu o Prémio Carreira, ou Abdulai Sila, a quem foi entregue o Prémio Literatura.
Comentando o reconhecimento nas suas redes sociais, a designer de moda agradeceu à equipa que a acompanha na sua carreira “de mais de 51 anos, tornando a marca Ana Sousa uma referência em Portugal, nas comunidades portuguesas e em todo o mundo”. Ana Sousa aproveitou ainda o momento para desejar que, no futuro, “os consumidores valorizem as marcas nacionais, a qualidade e os projetos que acompanham a sua vida, a sua família, em detrimento da tendência fugaz do fast fashion”.
Nascida em 1992 no seio da empresa de confeção Flor da Moda, a marca de moda feminina Ana Sousa aposta desde sempre no design e na produção nacional. À marca homónima da designer, que tem no fitting cuidado uma das suas assinaturas, o grupo somou em 2019 a insígnia Temperatura, uma marca jovem e mais irreverente.