Comunidades Lusófonas
Domingo, Janeiro 29, 2023
PortuguêsEnglishFrançaisDeutschEspañolItaliano
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Revista Comunidades
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Revista Comunidades
Sem Resultafos
Ver tudo
Angola Centro de Controlo e Missão de Satélites

Angola. Presidente angolano quer investir mais nas telecomunicações

Janeiro 28, 2023
Ubirider

Portugal exporta tecnologia inovadora de pagamento digital de transportes

Janeiro 28, 2023
Escola Portuguesa em Bissau

Guiné-Bissau. Acordo para construir Escola Portuguesa em Bissau é concretização de “sonho”

Janeiro 28, 2023
Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha

Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha vão ser melhoradas

Janeiro 28, 2023
portal emprego online

PGR alerta para esquema fraudulento de falso emprego ‘online’

Janeiro 28, 2023
porticos portagens

Queixas sobre portagens levam Provedoria de Justiça a abrir 45 processos de averiguação em 2022

Janeiro 28, 2023
Sagres Campo Pequeno

Cerveja Sagres assume naming do Campo Pequeno

Janeiro 28, 2023
Consulado-Geral de Portugal Rio de Janeiro

Brasil. Funcionários do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro “celebram” reajuste dos salários, mas aguardam decisão sobre pagamento em euro

Janeiro 27, 2023
Schöftland, na Suíça

Suíça. Português morre após atirar-se para rio durante fuga à polícia

Janeiro 27, 2023
Create the Future Exponor

“Create the Future”. Exponor volta a receber a feira que se dedica ao debate sobre Educação, Formação, Juventude e Emprego

Janeiro 27, 2023
blank

Angola “abraça” projetos de empreendedorismo

O mercado angolano tem-se mostrado, nos últimos anos, bastante fértil para os empreendedores, sendo, por isso, considerado uma espécie de "oceano azul", cheio de oportunidades.

Janeiro 23, 2023
em Angola, Lusofonia
A A
0
angola empreendorismo

De acordo com vários especialistas nacionais e estrangeiros, o país, que trabalha na melhoria do seu ambiente de negócios, proporciona, hoje, enorme margem para o empreendedorismo.

Com uma população estimada em mais de 33 milhões de habitantes, Angola tem uma taxa de desemprego de 30.20 %, conforme dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao II trimestre de 2022, o que leva milhares de cidadãos a investirem no próprio negócio.

Dados oficiais indicam que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acelerou de 2,4%, no último trimestre de 2021, para 2,6%, no primeiro trimestre de 2022, impulsionado pelo sector petrolífero.

Consultoras internacionais, como a Fitch Solutions, estimaram, para 2022, um crescimento da economia angolana de 3,5%, projeções que sinalizam que a economia angolana retomará a trajetória de crescimento, abrindo maior espaço para o empreendedorismo.

Conforme os analistas, esse segmento de mercado pode passar a notabilizar-se como alavanca da economia nacional, ainda muito dependente do sector petrolífero.

Um estudo realizado para mapear o empreendedorismo no mundo aponta a população empreendedora “early-stage” (em estágio inicial) em Angola, no período 2020/2021, como tendo rondando os 50%, a maior cifra de 47 economias analisadas, cinco das quais africanas.

A pesquisa, apresentada em junho de 2022, em Luanda, considera vários critérios e indica que o número de empreendedores em Angola tem crescido de ano para ano.

Avança ainda que o insucesso é relativamente baixo, nos últimos anos, apresentando em 2020 valores próximos dos verificados em 2014 (35% e 37%, respetivamente), tendo havido um aumento de 84% na perceção do risco, de 2018 a 2020.

O relatório refere que a intenção de iniciar um negócio (estimada em 83%) continua a ser mais elevada entre a população angolana do que em qualquer outro dos países analisados pelo Global Entrepreneurship Monitor, GEM Angola (GEM 2020/2021 Global Report).

O estudo realça que a atividade empreendedora na faixa etária 18-24 anos tem registado o maior crescimento, tendo sido, inclusive, a que teve a menor taxa em 2014 (15%) e quase maior em 2020 (54%).

Neste período, a diferença dessa faixa etária foi de apenas um ponto percentual relativamente à faixa dos 25 aos 34 anos de idade (55%).

A pesquisa foi realizada pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) – uma empresa de consultoria criada em 1996, em parceria com o Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola (CEIC-UCAN) e o Banco de Fomento de Angola.

Envolveu dois mil indivíduos, de 10 províncias, e a auscultação de 37 especialistas nacionais, que avaliaram 11 condições estruturais.

Entre os países avaliados constam os Estados Unidos da América, Brasil, Togo, Burkina Faso e a Alemanha, que ultrapassam Angola em alguns critérios analisados, como o período de sobrevivência de um negócio. No país, em cada cinco, quatro não sobrevivem.

O GEM reúne informações recolhidas ao longo dos últimos 22 anos, tendo analisado, neste período, mais de 120 economias, contando com a colaboração de mais de 500 especialistas, bem como a contribuição de mais de 300 institutos de investigação e duzentas mil entrevistas.

A este propósito o responsável da Bureau Feerie, Amílcar Tchinguelessy, entende que, embora desconheça o referido estudo, Angola é um mercado fértil.

O especialista é de opinião que o empreendedorismo deve ser tratado com seriedade, como um verdadeiro alicerce para alavancar a diversificação económica. “Se olharmos para as grandes nações, percebemos que o empresariado, na verdade, tem sido um parceiro estratégico para poder gerar empregos. Empreendedores bem consolidados tornam-se empresários que vão criando oportunidades de negócio para depois empregarem mais pessoas”, argumenta.

Já o mestre em Big Date Tecnologic (Grandes Dados)  Euclides Fumo considera fundamental a procura por informação, da dos empreendedores, para tomada de decisão.

Para si, quanto mais dados o empreendedor obtém do negócio, do conhecimento do cliente, desempenho de entrega, de falhas e erros, melhor consegue decidir sobre como expandir o negócio. “Primeiro, precisa-se analisar o mercado e aceder a relatórios públicos de dados sobre o negócio. Se não tiver relatório, a pessoa pode pegar numa lapiseira e caderno para analisar, por exemplo, quantas padarias existem no bairro, as pessoas e a hora que compram”, vinca.

Do seu ponto de vista, trata-se de dados importantes que vão mostrar se, efetivamente, o interessado pode criar uma padaria no sítio onde se está ou não, e se vai vender só pão, bolinho ou outras coisas no seu futuro empreendedorismo.

Euclides Fumo corrobora a ideia de que o empreendedorismo em Angola cresceu muito, mas pensa que as instituições competentes deveriam ajudar mais esse sector.

Para si, existem no país reguladores a fazerem iniciativas de incubação, mas não há um acompanhamento, lamentando, por isso, o facto de, depois de esses empreendedores deixarem a incubadora, a conjuntura económica não ser favorável.

No entanto, o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) apresentou, em julho de 2022, a rede digital desenvolvida para capacitar e promover a interação entre os prestadores de serviço, por formas a gerar negócios.

O INAPEM dispõe igualmente da nova versão da rede digital INAPEM 2.0, que traz inovação em termos de acesso e candidatura para os parceiros das 18 províncias do país.

A visão, com a rede digital, é disponibilizar mais apoios para os operadores económicos que necessitam de auxílio na formalização, reestruturação dos projetos e planos de negócios.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Nkosi, a instituição disponibiliza um conjunto de serviços, para facilitar o acesso ao mercado interno.

O gestor destaca a consultoria e assistência técnica, formalização da atividade económica, acesso ao financiamento, capacitação e fomento empresarial, certificado e feito em Angola.

Frisa que em 2022 foram beneficiadas cerca de 2037 empresas em consultoria e assistência, 245 mil micro, pequenas e médias empresas foram formalizadas, sendo que, por via do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), mil e 705 projetos foram aprovados para ter acesso ao financiamento, tendo sido desembolsados 994 projetos empresariais.

Com os financiamentos, cujos valores não revelou, foram capacitados seis mil e 373 empreendedores. O INAPEM conseguiu, igualmente, inscrever 30 empresas no selo feito em Angola, com mais de 200 produtos registados e 10 selos emitidos.

Relativamente à certificação de empresas, em termos acumulados, o INAPEM regista 35 mil e 818, das quais mil novecentas e sessenta e duas são classificadas como pequenas e duas mil oitocentas e 12 estão na classe das médias empresas.

 

Partilhar16Tweet10EnviarEnviar
Anterior

Moçambique. Banco Mundial reduz previsão de crescimento da economia em 2023

Seguinte

Tripulantes da TAP desconvocam greve de sete dias

Outros artigos

Angola Centro de Controlo e Missão de Satélites
Angola

Angola. Presidente angolano quer investir mais nas telecomunicações

Janeiro 28, 2023
Escola Portuguesa em Bissau
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Acordo para construir Escola Portuguesa em Bissau é concretização de “sonho”

Janeiro 28, 2023
São Tomé e Príncipe. Governo
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe. Governo pede apoio da UE para aplicar recomendações de relatório sobre eleições

Janeiro 26, 2023
Timor-Leste. Ministério das Finanças
Timor-Leste

Timor-Leste. Ministério das Finanças vai devolver impostos

Janeiro 25, 2023
guterres Cabo Verde
Cabo Verde

Cabo Verde é “exemplo admirável de boa governação

Janeiro 24, 2023
Macau ano novo lunar do Coelho
Macau

Macau. Turistas e residentes comemoram início do ano novo lunar do Coelho

Janeiro 24, 2023
the world bank
Moçambique

Moçambique. Banco Mundial reduz previsão de crescimento da economia em 2023

Janeiro 23, 2023
Produtores da comuna de Camuine
Angola

Angola. Produtores da comuna de Camuine pedem mais fundos para a produção do trigo e café

Janeiro 22, 2023
secretário-geral da ONU, António Guterres
Cabo Verde

Secretário-Geral da ONU participa na Ocean Race, em Cabo Verde

Janeiro 22, 2023
Seguinte
Tripulantes da TAP

Tripulantes da TAP desconvocam greve de sete dias

novo Cartão de Cidadão em 2023

Portugal vai ter novo Cartão de Cidadão em 2023

Destaque

nandos uk
Destaque

África do Sul. O emigrante português que virou milionário a virar frangos

Europa
Destaque

Europa. Rentabilizar os talentos existentes, um novo impulso para as regiões da UE

Siga-nos nas redes sociais

Edição Online – Leitura Grátis

Mais Lidas

Caldo Verde

Fãs de sopa, esta incrível receita de caldo verde é para si

Janeiro 23, 2023

portugal operadoras

As principais operadoras de telecomunicações estão a preparar mexidas nos preços, mas, afinal, o que vai mudar?

Janeiro 20, 2023

tabelas de retenção na fonte de IRS

Já foram publicadas as tabelas de retenção na fonte de IRS corrigidas

Janeiro 26, 2023

Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto

Portugal tem um dos melhores aeroportos da Europa e um dos piores do mundo

Janeiro 14, 2023

blank

Choco com salada à algarvia em encontro internacional de gastronomia

Março 15, 2017

João Gonzalez

Filme português nomeado para os Óscares 2023

Janeiro 27, 2023

Receber Revista Digital (grátis)

blank

 

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Angola Centro de Controlo e Missão de Satélites

Angola. Presidente angolano quer investir mais nas telecomunicações

Janeiro 28, 2023

Ubirider

Portugal exporta tecnologia inovadora de pagamento digital de transportes

Janeiro 28, 2023

Escola Portuguesa em Bissau

Guiné-Bissau. Acordo para construir Escola Portuguesa em Bissau é concretização de “sonho”

Janeiro 28, 2023

Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha

Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha vão ser melhoradas

Janeiro 28, 2023

portal emprego online

PGR alerta para esquema fraudulento de falso emprego ‘online’

Janeiro 28, 2023

porticos portagens

Queixas sobre portagens levam Provedoria de Justiça a abrir 45 processos de averiguação em 2022

Janeiro 28, 2023

Sagres Campo Pequeno

Cerveja Sagres assume naming do Campo Pequeno

Janeiro 28, 2023

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Destaque
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Go to mobile version