O ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, regressou esta terça-feira à tarde a Luanda, depois de se ter mudado em 2019 para Barcelona, Espanha por motivos de saúde.
Segundo fonte do executivo de Luanda, à chegada, José Eduardo dos Santos, será recebido por oficiais do protocolo de Estado.
O ex-chefe de Estado angolano, que tem residência no bairro Miramar em Luanda, viveu nos últimos dois anos em Barcelona, para onde se deslocou em 2019 para exames médicos de rotina, fazendo apenas deslocações ao Dubai para se encontrar com a filha Isabel dos Santos, que é visada em processos judiciais em vários países, entre os quais Angola e Portugal.
Desde que João Lourenço assumiu o poder, em setembro de 2017, foram alvo na justiça angolana alguns dos mais próximos colaboradores e familiares de José Eduardo dos Santos, incluindo os filhos Isabel dos Santos e José Filomeno dos Santos.
O Dubai, um dos sete Emirados Árabes Unidos, é, desde o verão de 2019, o país onde reside Isabel dos Santos, filha do antigo presidente. O ex-chefe de Estado, que vivia em Barcelona, juntou-se em dezembro de 2020 à empresária, após a morte do seu marido, Sindika Dokolo, que morreu a 29 de outubro do ano passado, vítima de afogamento quando praticava mergulho, no Dubai.
Santos é o único antigo Presidente de Angola ainda vivo, tendo sucedido a Agostinho Neto em 1979 (depois de um período de 11 dias em que a governação foi atribuída interinamente a Lúcio Lara) e liderou os destinos do país durante 38 anos.


































