Angola conta com um total de 19 áreas de conservação entre parques nacionais, reservas naturais e um parque regional.
Angola vai fomentar o Ecoturismo nas áreas de conservação do país, setor que vai ser regulamentado com nova legislação em preparação pelo Governo, para permitir a atividade privada.
Os pressupostos da exploração do Ecoturismo constam de um despacho conjunto que será rubricado pelos ministros do Ambiente e da Hotelaria e Turismo.
“São diplomas que vão surgir no sentido de se conceder espaços para que investidores possam construir os seus empreendimentos e infraestruturas, daí que tivemos de trabalhar juntos com o Ministério da Hotelaria e do Turismo, no sentido de criarmos as normas legais como esses empreendimentos turísticos deveriam ser construídos”, explicou o diretor do gabinete jurídico do Ministério do Ambiente angolano, Miranda Kiala.
De acordo com Miranda Kiala, são dois os diplomas que visam fomentar o Ecoturismo nas áreas de conservação do país, nomeadamente um caderno de encargos para construção de infraestruturaras básicas e um decreto executivo “que irá esclarecer” como é que estas serão construídas.