Em comunicado de imprensa, o Ministério das Relações Exteriores avança que Teté António visitou a instituição à margem do encontro de trabalho sobre Consultas Políticas entre Angola e Portugal, a convite do seu homólogo João Cravinho.
No local, o ministro Téte António, que se fez acompanhar por Maria Filomena António, diretora do Instituto das Comunidades Angolanas e Serviços Consulares, Júlio Maiato, diretor Europa e de outros Altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores, percorreu, demoradamente às instalações do Consulado Geral, visitando as várias repartições, com realce para as áreas do Registo, Migração e Comunidades.
A ocasião foi aproveitada para o Ministro Téte António reunir com a direção do Consulado Geral em Lisboa para ouvir da gestora principal o modo de funcionamento e dificuldades com que se depara esta instituição.
O Consulado Geral de Angola em Lisboa é dirigido pela embaixadora de carreira Vicência de Brito que tem, dentre outras, a responsabilidade de velar pela proteção dos interesses dos cidadãos angolanos na diáspora e promover o comércio entre Angola e o Estado acreditador.
Visa também melhor servir a comunidade angolana, investidores, empresários, turistas e todos as pessoas que desejam conhecer de perto Angola, país com inúmeras potencialidades, oportunidades de negócio e um povo acolhedor.
Angola exonera e nomeia novo embaixador em Lisboa
O Presidente da República, João Lourenço, nos termos da Constituição e por conveniência de serviço, assinou, esta terça-feira, um decreto a exonerar 16 embaixadores dos cargos que exerciam, procedendo também à nomeação de novos cargos para substituição.
Em Portugal, Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca, foi substituído por Maria de Jesus dos Reis Ferreira, futura Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola acreditada na República Portuguesa.