Vai realizar-se hoje, na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, a cerimónia de apresentação da coleção “Comunidades Portuguesas”, da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e entrega do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro 2020.
A coleção “Comunidades Portuguesas”, que resulta de uma iniciativa conjunta entre o MNE e a INCM “para dar maior visibilidade e voz às comunidades residentes no estrangeiro”, será apresentada pelo Embaixador Luís Filipe Castro Mendes, presidente do conselho editorial.
Já o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro 2020 será entregue a Mónica Vieira-Auer, distinguindo a obra de poesia A Parte pelo Todo. A vencedora da 2ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro foi anunciada em outubro de 2020, tendo a cerimónia de entrega do prémio sido adiada devido à pandemia.
Este Prémio é dirigido a portugueses residentes no estrangeiro e a lusodescendentes, e visa “reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas”. Tem um valor pecuniário de cinco mil euros e contempla a publicação, pela INCM, do trabalho distinguido.
A cerimónia está marcada para as 18h00 desta quinta-feira, e conta com a intervenção do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.
O evento será transmitido nas páginas de Facebook da INCM e do MNE