O Encontro Anual promovido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez com a comunidade arcuense espalhada pelo mundo contou com a presença de perto de 100 arcuenses que integram órgãos sociais de associações localizadas numa dezena de Países.
Ao realizar estes encontros, o Município pretende “reforçar o envolvimento da Diáspora no desenvolvimento do concelho, nomeadamente na promoção da cultura e do turismo, no apoio à exportação dos nossos produtos e empresas e na atração de novos investimentos”. Estes encontros também contribuem para a troca de contatos e experiencias entre as associações portuguesas.
No parque empresarial de Padreiro visitaram a empresa MPV, uma unidade que se instalou através de contactos realizados com emigrantes, especializada em maquinação do setor da defesa, aeronáu¬tica, espacial, médico e telecomunicações, e que recentemente foi notícia pelos melhores motivos já que participou no desenvolvimento do novo avião FALCON 5X, dos fabricantes Dassault e SAFRAN.
Foi-lhes dado a conhecer as infraestruturas e apoios municipais à instalação de empresas e realizaram também uma visita à Casa das Artes e à Porta do Mezio.
Na Porta do Mezio, os participantes puderam desfrutar de momentos rodeados de Natureza, no PNPG, visitar as instalações e degustar a gastronomia local, no Centro de Promoção e Valorização de Produtos Locais, tendo sido também solicitado o seu envolvimento ao nível da promoção do concelho junto da comunidade de acolhimento, fazendo referência ao rico património natural e cultural existente.
“A proximidade e apoio à comunidade são uma constante e reflexo disso é a participação da Câmara Municipal e de várias empresas e produtores locais nas muitas iniciativas promovidas pelos emigrantes nos países de acolhimento”, refere o município em comunicado.
Para João Manuel Esteves, continua a ser “muito importante manter esta proximidade e fortalecer o relacionamento com a Diáspora Arcuense, pois ela é um dos grandes promotores das potencialidades e das oportunidades de Arcos de Valdevez.