A Associação Aura apresenta o seu mais recente projeto, denominado “Nós Somos…”.
O projeto consiste na preservação da identidade musical da Região Autónoma da Madeira, transmitida pelos seus instrumentos tradicionais (o braguinha/machete, o rajão e a viola d’arame).
Não existimos isoladamente e temos consciência que a vida destes instrumentos se encontra ligada a muitas pessoas e instituições.
Por esse motivo e para que fosse possível não só dá-los a conhecer hoje, na Madeira, no País e no Mundo, como criar um documento válido do ponto de vista histórico para que as várias gerações de hoje e de amanhã, também os conheçam, conheçam quem os tocava hoje, quem os ensinava e quem os constrói, foi criado este projeto.
Decidimos fazê-lo de um modo diferente: usamos como ponto de partida para cada episódio do documentário um projeto musical, um intérprete, uma instituição de ensino, isto é, cada um dos capítulos deste documento é dedicado a algo ou alguém que usa um ou vários dos cordofones no seu projeto.
Assim, o documentário encontra-se dividido em 11 episódios, cada um dedicado a um músico, a uma banda ou projeto musical a uma instituição de ensino que usa os cordofones, conforme sinopse que se anexa.
A abordagem efetuada pelo projeto “Nós Somos” aos cordofones é inovadora, por se centrar nos músicos e nos projetos e porque foi pensado para fazer viajar esta música e quem a cria e constrói os instrumentos, de diversos modos.
Sabemos que quem deixa a sua terra mantém sempre a nostalgia do lugar que abandonou e uma forte ligação a essas raízes, que passa de diversas maneiras aos seus descendentes.
Neste projeto acreditamos que as sonoridades apelam, pelos instrumentos escolhidos, à nostalgia dos que deixaram a Madeira, mas pelos estilos musicais, podem chegar a outras gerações.
Os suportes físicos (livro e a card-drive) que agora se entregam destinam-se a apresentar o projeto, sendo uma montra da globalidade do mesmo. O livro contém a descrição detalhada de todos os intervenientes (bandas, construtores e equipa técnica); a card-drive contém o programa técnico (explicação do projeto) e uma música de cada uma das bandas participantes.