A Autoridade da Concorrência (AdC) autorizou esta quarta-feira a compra dos ativos imobiliários geridos pela ECS Capital – que incluem 21 hotéis, cinco campos de golfe, um conjunto de propriedades para desenvolvimento futuro, plataformas logísticas e um centro comercial – pela Hospitality Living Portugal, um fundo afiliado da norte-americana Davidson Kempner.
O conselho de administração da AdC deliberou, esta quarta-feira, adotar “uma decisão de não oposição à operação de concentração”, dado que “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou em parte substancial deste,” esclarece a entidade num comunicado divulgado no seu website.
O fundo norte-americano Davidson Kempner Partners notificou a AdC da compra do portefólio de imóveis geridos pelos fundos de reestruturação da ECS Capital no dia 17 de julho. A Davidson Kempner, em conjunto com as suas afiliadas, detém mais de 39 mil milhões de dólares em ativos líquidos sob gestão.
O negócio, noticiado pelo ECO em dezembro de 2021, ficou conhecido como o negócio imobiliário do ano. O fundo norte-americano adquiriu, por 850 milhões de euros, dois fundos de private equity, um português e um luxemburguês, um conjunto de sociedades portuguesas também detentoras de ativos imobiliários e ainda a ECS, a entidade gestora de fundos de capital de risco com mais de mil milhões de euros de ativos sob gestão.