A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, recebeu, no dia 12 de novembro, os 14 cidadãos nacionais participantes na edição de 2019 do programa «Portugal no Coração». A receção teve lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.
Na edição deste ano do Programa “Portugal no Coração” participam cidadãos portugueses residentes na África do Sul, Argentina, Brasil e Venezuela, incitativa que inclui, entre os dias 9 e 21 de novembro, várias visitas turísticas e culturais nos distritos do Porto, Lisboa, Leiria e Guarda.
A receção aos participantes teve lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros e contou, para além da secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, com a presença da Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, do Diretor-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e do presidente da Fundação Inatel, Francisco Madelino
«É com grande satisfação que vos recebemos e que constatamos que ao fim de tantos anos estão agora a ter a oportunidade de visitar o vosso país. Muitos de vós emigraram com as vossas famílias em busca de uma vida melhor e das condições que não conseguiam ter em Portugal. Mas continuaram sempre a acalentar o sonho de voltar a visitar o vosso país e a viver as memórias e a ligação a Portugal com grande afetividade. Em suma, trouxeram sempre Portugal no Coração», referiu na ocasião Berta Nunes.A receção aos participantes teve lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros e contou com a presença da Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, do Diretor-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e do presidente da Fundação Inatel, Francisco Madelino.
O programa “Portugal no Coração” é promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (Gabinete da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas), pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Fundação Inatel) e pela TAP Air Portugal.
Esta iniciativa proporciona uma visita a Portugal a cidadãos nacionais com mais de 65 anos, residentes no estrangeiro e que não visitam o país há mais de 20 anos devido a várias circunstâncias.Na edição deste ano participam cidadãos portugueses residentes na África do Sul, Argentina, Brasil e Venezuela.
A edição 2019 decorre entre 9 e 21 de novembro e inclui visitas turísticas e culturais nos distritos de Lisboa, Leiria, Guarda e Porto.Em curso desde 1996, o programa, promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e pela TAP, proporciona uma visita a Portugal a cidadãos nacionais, com mais de 65 anos, residentes no estrangeiro e que não visitam o país há mais de 20 anos devido a várias circunstâncias.
Atendendo à situação das Comunidades Portuguesas no estrangeiro e a situações de menor prosperidade que atingem alguns dos seus membros mais idosos, impedindo-os de visitar a Pátria, como seria seu desejo, entendeu-se criar a possibilidade de contemplar com uma visita a Portugal, se não todos os que o pretenderiam, pelo menos alguns daqueles que, quer pela sua situação económica, quer pelo avançado da idade, quer pela distância que os separa da sua terra natal, dificilmente o poderiam fazer pelos seus próprios meios.

































