Na angariação de fundos, realizada em fevereiro do ano passado, o representante dos bombeiros voluntários flavienses aproveitou para «agradecer antecipadamente à organização e a todos os portugueses e lusodescendentes».
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses, fundada em 3 de fevereiro de 1889, celebrou 130 anos de história ao serviço de Chaves e de Portugal.
O secretário de Estado da Proteção Civil, José Arthur Neves, e o presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, presidiram as celebrações ocorridas no Largo General Silveira, que foi, durante várias décadas, o endereço da associação.
As comemorações incluíram a apresentação do veículo de combate a incêndios florestais adquirido com base em fundos angariados em duas ações de caridade organizadas pela New York Portuguese Leadership Conference (NYPALC), junto da comunidade portuguesa de Nova Iorque, nomeadamente nos clubes Mineola Portuguese Centre e no Pac MountVernon.
A representar a NYPALC, nesta cerimónia oficial, esteve José Joaquim Pereira, natural de Chaves e presidente da Casa do Benfica de Mineola, uma organização membro da NYPALC, que oficializou o patrocínio do veículo com o operacional acrônimo VTTF 03.