Evento será transmitido nas redes sociais da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões Brasília no dia 10 de junho.
Para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, a Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília promovem o encontro de Ana Laíns com Fafá de Belém, duas grandes vozes femininas dos dois lados do Atlântico, num momento musical único.
Premiada cantora portuguesa, Ana Laíns soma 20 anos de carreira com um álbum que entrou no Top Nacional de vendas em Portugal em 2020. Laíns fez a sua primeira digressão pelo Brasil no ano passado, com apresentações em Salvador, Fortaleza e Brasília.
Fafá de Belém, uma das mais populares artistas brasileiras, tem uma forte relação com Portugal. De ascendência portuguesa, a cantora tem mais de 15 milhões de discos vendidos entre os dois países, além de ter um álbum totalmente dedicado ao fado (“Meu Fado”, 1992).
A cantora é uma das principais referências musicais de Ana Laíns. “Recordo de ser miúda e já gostar muito das canções ‘Vermelho’ e ‘Coração do Agreste`. Quando comecei a cantar profissionalmente, inclui-as no meu repertório”, conta. “A Fafá é, talvez, uma das principais referências da música brasileira em Portugal. Ela tem uma grande paixão pelo nosso país”, diz Ana Laíns.
Com a admiração veio também uma amizade pessoal com Fafá de Belém e, em seguida, a concretização de uma parceria musical. Em 2018, as duas cantoras dividiram o palco em Sintra. E, agora, para o Dia de Portugal, o feito será repetido, num encontro musical que atravessa ritmos tradicionais portugueses e brasileiros.
A celebração do Dia de Portugal no Brasil, em 2022, será “uma verdadeira homenagem à terra de Camões e às relações entre Portugal e o Brasil”, adianta a embaixada. “A sensação que tenho é de que é um encontro que representa a amizade que existe entre Brasil e Portugal”, conclui Ana Laíns.
O evento que conta com o patrocínio das empresas portuguesas presentes no Brasil, Galp, Teixeira Duarte, ECB (Grupo Mota-Engil) e EDP Brasil, será transmitido através canal do YouTube doCamões – Centro Cultural Português em Brasíliae pelo Facebook da Embaixada de Portugal no Brasil.
.