No âmbito do Novo Modelo de Gestão Consular, está em fase de implementação o Sistema Integrado para agendamento “online” no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Brasil. A informação foi avançada pela secretária de Estado das Comunidades (SEC), Berta Nunes.
Segundo a SEC, esta iniciativa “visa agilizar os agendamentos e acabar com os constrangimentos enfrentados pelos utentes quando tentam agendar a renovação do cartão do cidadão, passaporte, ou pedido do primeiro documento”.
“Espera-se que, em breve, a implementação esteja plenamente concluída, e que os utentes já possam aceder ao novo sistema”, adianta.
No Portal das Comunidades Portuguesas, é referido que o novo modelo de gestão consular “pretende assegurar o serviço consular 24 horas por dia, todos os dias do ano, em qualquer parte do mundo”.
O novo modelo prevê “simplificar” atos consulares, estando já algumas funcionalidades ativas, como o novo Sistema Integrado de Gestão Consular “com implantação em toda a rede até ao final do corrente ano”, atendimento telefónico consular centralizado, o Portal e-visa (nova rede eletrónica de tratamento de pedidos de vistos).
“Em fase de preparação e desenvolvimento”, estão “novos instrumentos” como o e-Cônsul (um novo Portal Consular, destinado à prática de atos consulares por via eletrónica, que integrará a criação do Gestor Consular e a utilização de uma nova aplicação – APP My Consulado) e o Centro de Gestão de Crises, com melhoramentos da aplicação para telemóvel e tablet “registo viajante”, já disponível desde 2017 na versão androide, adianta este gabinete.