A Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas vai apresentar hoje, pelas 11h30 (15h30 em Portugal), no Brasil, a Região Autónoma da Madeira, uma iniciativa que se insere no projeto “Portugal – Negócios e Investimentos”.
O projeto, que vai na sua segunda edição, conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
A apresentação da Região Autónoma da Madeira naquele país insere-se âmbito do ciclo de eventos online, focados no âmbito económico das regiões portuguesas e do potencial de criação de oportunidades de negócios.
A apresentação estará a cargo do Presidente da Região Autónoma da Madeira, Miguel Albuquerque, e Rui Barreto, Secretário Regional da Economia, que destacarão “os potenciais da região, as possibilidades de incentivos ao investimento”, e as relações comerciais entre empresas da Região com empresas e investidores brasileiros”.
Participam ainda o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, o representante da AICEP no Brasil, Francisco Saião Costa, e Presidentes das Câmaras, associados das Câmaras e convidados.
O turismo da Madeira constitui, atualmente, o principal impulsionador e a maior fonte de receitas da economia da região. No setor agrícola, a produção de banana, dirigida fundamentalmente ao consumo regional e nacional, as flores e o vinho da Madeira constituem também um importante contributo para a economia regional.
As atividades de Comércio representam 11,9% do total do emprego na região e as do Alojamento e Restauração 12,9%. A atividade industrial na Madeira é dominada por pequenas e médias empresas. Na Indústria Transformadora, que representa 4,2% do emprego, coexistem atividades de caráter artesanal e viradas para a exportação, como os bordados, as tapeçarias e artigos de vime, com outras, sobretudo orientadas para o mercado regional, como as moagens e os produtos de panificação e pastelaria, os lacticínios, a cerveja, o tabaco e o vinho.
A Região Autónoma da Madeira apresenta, aproximadamente, 270 mil habitantes e uma densidade populacional de 267,785 hab./km².