No âmbito das comemorações do Dia da Implantação da República Portuguesa, Belo Horizonte, no Brasil, recebe hoje a 14.ª edição da tradicional Festa Portuguesa.
O evento gratuito, que se realiza no Museu Histórico Abílio Barreto, na avenida Prudente de Morais, no bairro Cidade Jardim, promete reunir sabores autênticos, música, cultura e a história que liga Portugal e Minas Gerais.
A gastronomia será o grande destaque do evento, com a participação de chefs de renome que prometem fazer pratos portugueses e mineiros em perfeita harmonia. Além das delícias da gastronomia, a Festa Portuguesa tem uma programação artística e cultural, com apresentações que celebram a cultura luso-brasileira.
O chef Alexandre Miguel, do Tasca de São Bento, apresentará o Pastel Bello – pastel de bacalhau com queijo da região do Serro, além do tradicional Arroz à Valenciana, com uma interpretação portuguesa usando mariscos. Guilherme Melo, estreante na Festa, leva um Bolo de Bacalhau com toque mineiro de queijo, além da célebre Sopa da Pedra de Almeirim.
Outros chefs também marcam presença, como Cristóvão Laruça, dos restaurantes Caravela e Capitão Leitão, que vai apresentar pratos como Torresmo de Barriga e Bifanas à Moda do Porto, além de diversos pratos com bacalhau e carnes típicas.
Os doces portugueses também terão um espaço especial através da Casa di Maria e Doces de Portugal, que leva delícias como os famosos Pastéis de Nata, Travesseiros de Sintra, Bolo de Mel da Ilha da Madeira e outras iguarias tradicionais. Para harmonizar, a Cervejaria Verace e os vinhos da Del Maipo complementam a experiência gastronómica.