O evento reuniu mais de 250 empresários, investidores e autoridades para discutir o tema “As novas fronteiras do comércio bilateral”. Cláudio Castro também participou no Encontro de Promoção do Turismo do Estado do Rio para fortalecer este setor.
“O Rio de Janeiro e o seu potencial económico e social estão a ganhar o mundo, virando referências. Estar no Lide, com empresários brasileiros e europeus, mostrando o nosso trabalho, vai ajudar ainda mais no crescimento do Estado. Também vamos aproveitar a missão governamental para impulsionar um dos setores mais importantes da nossa economia: o turismo”, disse Claudio Castro.
Segundo apurámos, no Encontro do Turismo, que aconteceu na passada sexta-feira, dia 3, em Lisboa, “foram apresentados os programas realizados pelo Governo do Rio para promover os atrativos dos 92 municípios fluminenses a visitantes e interessados em investirem no Estado, que, após a crise provocada pela pandemia da Covid-19, voltou a receber grandes eventos, como a Stock Car, a Copa Davis, o Rio Open de ténis e o Rock in Rio”.
Já no sábado, dia 4, na Conferência do Lide, Cláudio Castro participou no painel “Economia e Mercados: Comércio Bilateral, Turismo, Energia, Tecnologia e os Negócios entre Brasil e União Europeia”, mediado pelo jornalista brasileiro Merval Pereira.
A comitiva do governo do Estado do Rio efetuou também uma visita a Oeiras, município português que tem atraído investimentos de empresas de todo o mundo, com destaque para as brasileiras, e que está, segundo informações de fonte ligada ao governo local, a preparar uma nova missão de apresentação do potencial de negócios do Oeiras Valley no Brasil,
com passagem pelo Rio de Janeiro, em abril deste ano. O Oeiras Valley é considerado a Silicon Valley portuguesa.
Em Portugal, Claudio Castro esteve acompanhaado por Gustavo Tutuca, Secretário de Estado de Turismo do Rio, e Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da TURISRIO. Durante esta missão governamental, o vice-governador Thiago Pampolha assume como governador em exercício no Rio de Janeiro.
Ígor Lopes