Os brasileiros realizaram no sábado (29) manifestações contra o presidente brasileiro Bolsonaro em pelo menos 16 cidades em todo o país devido a má gestão da pandemia da Covid-19, segundo divulgou a Reuters.
Os partidos de esquerda, sindicatos e a associações estudantis organizaram manifestações de forma pacífica em Brasília e no Rio de Janeiro.
A polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os manifestantes no Recife. Em São Paulo, maior cidade do Brasil, milhares de protestantes com máscaras bloquearam uma rua na cidade e levantaram um boneco caricatural gigante de Bolsonaro.
De acordo com a Reuters, Bolsonaro dilui a gravidade da pandemia da Covid-19, não encorajou as pessoas a usarem máscaras e questionou a importância das vacinas, o que fez sua taxa de apoio declinar durante a epidemia. Atualmente, o Brasil regista mais de 460.000 mortes por Covid-19.
No início de maio, os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, que foram rivais nas eleições, afirmaram que apoiarão os candidatos dos seus respetivos partidos, e caso não cheguem à segunda volta, apoiarão a oposição, a fim de impedir que Bolsonaro ganhe as eleições presidenciais do próximo ano.