O estado brasileiro de Minas Gerais vai sediar o futuro Parque Industrial de Ciências Agrárias China-Brasil, em Paracatu, anunciou o departamento de comércio da província central de Hunan, na China.
O parque será construído pela LongPing Agriscience e a sua subsidiária LongPing High-Tech Brasil, através de um acordo entre a empresa e o município de Paracatu.
Shi Liang, diretor geral da LongPing Agriscience, disse que o parque criará uma plataforma para que as empresas chinesas cresçam no Brasil e ajudem a gerar novas oportunidades de emprego na região.
“O Parque Industrial de Ciências Agrárias China-Brasil oferece um bom modelo de cooperação entre a China e o Brasil e entre os países do BRICS”, referiu Tian Min, Cônsul-Geral da China no Rio de Janeiro.
O parque está a investir na construção de duas plantas de beneficiamento de sementes e três unidades frigoríficas de sementes, todas com entrada em operação prevista para o segundo semestre deste ano.
Prevê-se ainda a instalação, no parque, de universidades chinesas, empresas e organizações internacionais. A assinatura do projeto estava inicialmente planeada para 2020, mas foi adiada devido à pandemia.