Portugal assinou um memorando de entendimento com o Governo do Ceará, visando a cooperação, qualificação de mão de obra e o aperfeiçoamento das técnicas de divulgação do estado brasileiro como destino turístico internacional.
O documento foi assinado na semana passada (28), pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araujo e a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela.
Este encontro serviu também para debater a colaboração em feiras e eventos internacionais do setor turístico, “potencializando assim a troca de experiências e demais ativos entre Portugal e o Ceará”.
Educação
A vice-governadora do Estado brasileiro esteve a semana passada em Portugal para cumprir uma agenda orientada, também, para “a troca de experiências nos campos da educação e de políticas públicas”. No dia 26, Cela esteve com a secretária de Estado da Educação de Portugal, Inês Ramires, na sede do Ministério da Educação, em Lisboa.
Izolda Cela referiu que houve “oportunidade de conhecer as boas experiências destes anos mais recentes de Portugal, especialmente conhecer e partilhar informações sobre programas de formação de professores e estratégias para lidar com os impactos da pandemia”, explicou.
Nesta visita da vice-governadora do Ceará a Portugal, que contou com a presença da secretária da Educação daquele Estado brasileiro, Eliana Estrela, foram apresentadas algumas ações locais para a área da educação, como o Programa Escolhas, política que tem uma estratégia intersectorial e foco na inclusão de famílias.
Foi ainda pauta neste encontro as parcerias realizadas pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) junto dos municípios e da sociedade civil, além do impacto destes projetos em certos territórios de Lisboa.