Entrada de portugueses em solo britânico caiu 26% em 2017, devido a ‘receios induzidos’ pela saída da União Europeia.
A emigração portuguesa para o Reino Unido caiu 26% no ano passado, em comparação com o ano anterior, de acordo com dados oficiais do Departamento de Trabalho e Pensões do Reino Unido. Trata-se da segunda queda anual seguida no número de novos emigrantes portugueses no Reino Unido, que chegou ao nível mais baixo desde 2013, refere o Destak.
A aceleração da redução da emigração portuguesa para o Reino Unido parece explicar-se sobretudo pelos receios induzidos pelo Brexit (processo que será finalizado em março de 2019), avalia o órgão britânico.
Apesar de acompanhar o movimento geral e da queda se ter feito sentir em outros países (como Espanha, França e Itália), os números oficiais mostram que o ritmo de redução na nova emigração portuguesa foi superior ao do total das entradas de imigrantes no Reino Unido.
As autoridades portuguesas estimam que mais de 400 mil cidadãos portugueses morem no Reino Unido – que era até recentemente o quinto país estrangeiro (e o terceiro na Europa) onde residem mais portugueses.
Os últimos sinais que saíram das negociações entre Londres e Bruxelas indiciam que um acordo no Brexit ainda poderá demorar a ser concluído e ficar mesmo para o início do próximo ano.