Um grupo de 42 dirigentes das maiores empresas privadas a operar em Portugal juntaram esforços para criar a Business Roundtable Portugal Association, que visa ajudar Portugal a atingir um ritmo de crescimento muito superior, através da valorização e qualificação dos portugueses, apoiando a criação, o desenvolvimento e a escala das nossas empresas, e, melhorando o desempenho do Estado.
A Associação pretende potenciar a experiência, os recursos e o conhecimento alargado dos seus membros para discutir e formular propostas concretas que ajudem os decisores políticos e a sociedade a tomar decisões, de acordo com o objetivo comum de voltar Portugal ao Top 15 dos países europeus em termos de riqueza per capita.
Considera ainda que o reforço das qualificações dos portugueses e da competitividade das empresas e da economia nacional vai ajudar Portugal a aumentar a sua taxa de emprego, produtividade, oportunidades, salários, inovação, melhorar a qualidade de vida e promover uma sociedade mais justa, criando simultaneamente a condições e recursos necessários para maior proteção de grupos desfavorecidos da sociedade.
Na opinião de Vasco José de Mello, Presidente da Associação Business Roundtable Portugal, “Esta iniciativa é o resultado de um compromisso assumido por um grupo de empresários e empresas privadas em benefício de todos: Pessoas, Empresas e Estado. Acreditamos em Portugal, na capacidade dos portugueses, com quem partilhamos a ambição de construir um país mais justo, desenvolvido e sustentável, propomos colocar à disposição do País a nossa diversidade, experiência de negócio e investimento em Portugal e as nossas capacidades, e assim contribuir, de forma colaborativa, com propostas concretas em áreas estruturais da economia e da sociedade nacionais, para que Portugal possa recuperar a competitividade perante os seus congéneres europeus e voltar a figurar como um dos 15 países mais desenvolvidos da Europa. ”
Para atingir estes objetivos, a BRP irá recomendar a adoção de medidas específicas, apoiadas em estudos e análises aprofundadas, que irão aumentar a qualificação dos portugueses, a competitividade e agilidade do sector privado e o papel do Estado, em particular. por meio da promoção de condições que conduzam a um maior crescimento interno e ao desenvolvimento econômico.
A Business Roudtable Portugal é composta por 42 líderes de empresas e grupos empresariais, com relevância ao nível do valor acrescentado, emprego, investimento e contributo global para Portugal.
A associação inclui diferentes setores de atividade económica, diferentes localizações geográficas e empresas em diferentes estágios de desenvolvimento. O grupo de 42 dirigentes empresariais é representado por uma direção, composta por nove membros, nomeados em regime de rotatividade, para mandatos de três anos.
A Associação é presidida por Vasco de Mello (Grupo José de Mello) e tem como vice-presidentes Claúdia Azevedo (Sonae) e António Rios de Amorim (Corticeira Amorim). Os dirigentes incluem Fernando da Cunha Guedes (Sogrape), Guy Villax (Hovione), João Castello Branco (Semapa), Nuno Amado (Millennium bcp), Paulo Rosado (OutSystems) e Sandra Maria Santos (BA Glass).
Ao longo da próxima década, a Associação acredita que o país deve lutar para voltar ao TOP 15 europeu, em termos de riqueza per capita, atingindo uma taxa de crescimento muito superior ao do passado recente, e ser considerado um caso de sucesso económico e social desenvolvimento em todo o mundo.