O ministro cabo-verdiano está em Espanha a participar numa série de atividades ligadas ao turismo.
O governo cabo-verdiano assinou um acordo de cooperação com Espanha no domínio das infraestruturas de transportes aéreos e marítimos, que prevê, entre outros pontos, o controlo e gestão do tráfego e melhoria da segurança.
O acordo foi assinado esta semana em Madrid pelo ministro da Economia e Emprego de Cabo Verde, José Gonçalves, e o ministro de Fomento (Obras Públicas) de Espanha, Íñigo de la Serna Hernáiz.
Segundo uma nota do governo de Cabo Verde, o acordo prevê um “leque alargado” de intervenção de Espanha no arquipélago, como a planificação, certificação, supervisão, gestão de projetos, manutenção, gestão e exploração das infraestruturas de transportes aéreos e marítimos.
Também prevê a consultoria e promoção do tráfego de cruzeiros no país, desenvolvimento, implantação e exploração de sistemas e serviços de navegação aérea, controlo do tráfego aéreo e informação aeronáutica e apoio à implementação de programas regionais e globais.
O governo cabo-verdiano informou ainda que a congénere espanhola vai apoiar o arquipélago africano na extensão à África dos sistemas de navegação por satélite, esperando, com isso, melhoria da segurança aérea.