Arrancou esta terça-feira a campanha “Viajar sem pressa”, iniciativa conjunta da GNR, a PSP e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) que visa alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade.
De acordo com um comunicado das três entidades, “o excesso de velocidade é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 50% das infrações registadas.
“Num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos. Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%”, refere o comunicado.
A campanha “Viajar sem pressa” vai contar com ações de sensibilização da ANSR em território continental e na Região Autónoma da Madeira, além de operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com “elevado fluxo rodoviário”.
As ações pretendem contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que respeita à condução em excesso de velocidade.
Estas ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização em várias localidades, nomeadamente em Lisboa, portagens de Coina, Torres Novas, Castelo Branco, Góis, Leiria e Área de Serviço da Trofa.
A campanha, que decorre nas estradas nacionais até 23 de agosto, faz parte do Plano Nacional de Fiscalização de 2022.
Saiba onde vão estar as autoridades:
– Dia 17 de agosto, às 10h00: A2 – Portagens plana via de Coina, sentido Sul-Norte
– Dia 18 de agosto, às 14h00: Barreira Alva, Torres Novas
– Dia 19 de agosto, às 8h00: IC8 Km 92 – Nó de Perdigão, Castelo Branco
– Dia 21 de agosto, às 10h00: EN2 Ponte do Soito – Góis
– Dia 22 de agosto, às 9h00: Avenida das Comunidades Europeias, Leiria
– Dia 23 de agosto, às 8h00: A3 Km11 sentido Norte-Sul – Área de Serviço da Trofa