O presidente da Fundação AEP (Associação Empresarial de Portugal), Luís Miguel Ribeiro, considera que o contributo da diáspora portuguesa no Canadá na promoção da marca Portugal no país é crucial para o sucesso empresarial naquele que se considera “um mercado com muitas oportunidades de negócio”.
A Fundação AEP prevê para os dias 2 a 6 de novembro, a realização de uma missão empresarial ao Canadá, onde pretende lançar oficialmente a Rede Global da Diáspora no país.
“O mercado canadiano tem muito potencial, porque é um país desenvolvido, com muitas oportunidades de negócio, onde podemos encontrar milhares de portugueses”, disse Luís Miguel Ribeiro.
O responsável elogiou o facto de durante a pandemia, devido ao confinamento, muitas das iniciativas terem sido realizadas em formato digital, mas lembrou que nunca deixaram de funcionar, “conhecendo casos de portugueses que são motivo de orgulho”, de empresários que lançaram os seus negócios, que dirigem instituições, por “amor à pátria, querem manter-se ligados a Portugal”, como “verdadeiros embaixadores do país”.
“Os portugueses continuam a olhar com muita atenção e a estudar este mercado e nós, a nível da AEP, continuamos a realizar missões empresariais a estes mercados, mas são mercados que demoram a ganhar uma presença mais forte e a ter mais expressão no que é a nossa balança comercial e as nossas exportações”, sublinhou Luís Miguel Ribeiro.
Quanto aos produtos portugueses, são muito distintos, com uma origem que “é muito valorizada por um determinado nicho de clientes”.
A Rede Global Diáspora conta com mais de 7.500 portugueses, mantendo presença em 155 países, e mais de 10.500 empresas inseridas.
Para além da ligação à diáspora, a plataforma pretende valorizar as Rotas Lusitanas (promoção dos estabelecimentos comerciais de produtos nacionais), o Portal do Investidor (para facilitar e acelerar os negócios à escala global), e a Diáspora Business Intelligence (para dar a conhecer a diáspora ao pormenor)