Num ranking elaborado com base em critérios como o número de horas de trabalho e os dias de férias, houve uma cidade portuguesa que se destacou.
O estudo começou por analisar o ambiente de trabalho nos Estados Unidos, mas foi alargado ao nível internacional para entender como o país se compara com outras nações. Foram incluídas na análise grandes cidades que atraem profissionais e famílias devido às suas oportunidades de emprego e estilos de vida variados. Entre esta análise, há uma cidade portuguesa entre as escolhidas no top20 das cidades com melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal do mundo.
De acordo com a Executive Digest, Lisboa está entre as 20 cidades do mundo com melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, de acordo com um estudo realizado pela Blueground, uma empresa especializada em ajudar trabalhadores a mudarem-se para outras cidades. O objetivo desta análise foi não apenas avaliar a carga trabalhista, mas também a habitabilidade das cidades, assim como o bem-estar e os direitos dos seus habitantes.
Os pesquisadores avaliaram estas cidades com base em 16 critérios, sendo o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal o principal. Estes critérios incluem o número de horas de trabalho, o tempo passado de deslocamentos e o número de dias de férias. A investigação também recentemente o acesso dos residentes a programas de saúde e bem-estar financiados pelo Estado, a igualdade de género e a inclusão da comunidade LGBT+. Outro aspeto importante foi a qualidade de vida, que teve em conta a felicidade, segurança e acesso a espaços de lazer e bem-estar.
No topo deste ranking está Helsínquia, capital da Finlândia, seguida por Oslo, capital da Noruega, e Copenhaga, capital da Dinamarca. O Top 10 inclui também cidades como Estocolmo (Suécia), Otava (Canadá), Sydney e Melbourne (Austrália), Bruxelas (Bélgica), Paris (França) e Zurique (
Lisboa é a única cidade portuguesa a figurar neste ranking global, ocupando o 19.º lugar, com um Índice de Equilíbrio Trabalho-Vida de 98,5 pontos.