Carminho é convidada especial no novo álbum de Caetano Veloso, o primeiro de originais do artista em cerca de dez anos.
“O convite para cantar neste disco “Meu Coco” e para cantar a canção “Você-Você” surge numa vinda recente do Caetano Veloso a Portugal, em que ele me convida para ouvir uma canção sobre uma discussão que tivemos os dois acerca da língua portuguesa e sobre as diferenças entre o português falado em Portugal e no Brasil”, adianta Carminho.
“A forma como os intérpretes, ou como, neste caso, eu e o Caetano vemos a interpretação da língua cantada, varia muitas vezes pelo simples facto de, apesar de termos a mesma língua, sermos resultado da cultura de cada um dos países”, refere a cantora.
“Foi uma experiência maravilhosa partilharmos o estúdio e continuarmos esta discussão sobre a língua portuguesa e a forma como cada pessoa a encara no seu país”, enfatiza Carminho.
A artista diz que “apesar de termos uma língua comum, vemo-la de maneiras muito diferentes”. E assim surge o “Você-Você”, que fala exatamente desta particularidade, a diferença com que os brasileiros usam a palavra você tratando uma terceira pessoa e os portugueses usam, habitualmente, o tu e como isso influencia toda a forma de tratar o outro e a interpretação de uma canção, neste caso.
“O Caetano debruça-se profundamente sobre cada um dos assuntos que vai abordando na sua vida e isso não só me inspira como me deixa profundamente agradecida por estar a seu lado”, sublinha Carminho.
Sobre este dueto, a fadista conta que os dois artistas partilharam muitas ideias sobre o fado, “porque a canção acaba por ser um verdadeiro fado”, onde ele (Caetano) abordando a língua portuguesa do Brasil remete à linguagem musical do fado na sua composição e por isso faz uma verdadeira ponte Portugal – Brasil, “uma ponte que eu gosto de atravessar, que me faz descobrir sempre novos caminhos, e que tenho a honra de o fazer, desta vez, de mãos dadas com o Caetano Veloso”, destaca.
Esta participação com Caetano Veloso é mais um exemplo da forte presença de Carminho no Brasil, que a levou a ter nos últimos anos participações com outros grandes artistas como Chico Buarque, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Marisa Monte ou Tribalistas.