A Casa do Concelho de Tomar, em Lisboa, recebeu o segundo seminário sobre os Efeitos do Movimento Migratório das Gentes Rurais do Século XXI e Retorno às Origens no Século XXI, este dedicado à temática “Emigração como fator de progresso”.
As boas-vindas foram dadas pelo presidente da Casa do Concelho, Carlos Galinha, e por César Afonso, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Concelho de Vinhais.
Seguiram-se as intervenções de José Cesário, secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas e do embaixador José Arsénio, diretor-geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas. Depois, intervieram Pinho Neno, ex-Chefe de Divisão no Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas; o tomarense Guilherme Rosa, ex-vereador da Câmara de Lambeth, em Londres; Paula Machado, jornalista da RDP; José Amaral Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Alvalade. Por fim, realizou-se uma mesa de debate com moderação de Paula Machado.
O próximo seminário realiza-se a 6 de julho sobre a temática “Imigração no século XXI” e contará com os seguintes oradores: Rosário Farmhouse, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa; Nuno Pires, diretor do Estabelecimento Prisional de Bragança; Igor Lopes, CEO Agência de Notícias Incomparáveis e colaborador da RDP Internacional; Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vinhais; António Madureira, diretor do Jornal “Cidade de Tomar” e Hugo Costa, deputado à Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Tomar.