Como parte da Euroshop, foram também homenageados os melhores conceitos de loja do mundo. Este ano, a cerimónia Euroshop Retail Design Awards decorreu a 26 de Fevereiro e destacou os melhores em cinco categorias diferentes: Hospitality, Sustainability, Digital, Food e Fashion & Lifestyle.
Estavam inscritos 103 projetos de 31 países, dos quais 42 chegaram à seleção final do júri. Os critérios de seleção baseiam-se em conceitos de loja holísticos e convincentes que incorporem uma combinação perfeita de design de interiores (cores, materiais e iluminação), arquitetura e visual merchandising.
Portugal leva para casa um dos prémios, já que a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau de Vila Nova de Gaia convenceu o júri e recebeu o Euroshop Retail Design Award na categoria de Hospitality. Esta é a primeira marca nacional a ser premiada no certame desde a sua criação, em 2008.
De acordo com a organização, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau impressionou o júri pelo “conceito global da loja, pela integração de um órgão de tubos do século XIX ao serviço de um espaço comercial que serve de cenário para uma experiência de consumo incomum, pelas cores vermelho e dourado dominantes e pelo lustre que completa o magnífico ambiente”.