Iniciativa visa divulgar as áreas de investigação mais relevantes em territórios classificados como Geoparques Mundiais da UNESCO.
A Rede de Geoparques Mundiais UNESCO Portugueses desenvolveu um Catálogo de Investigação que visa atrair investigadores nacionais e internacionais para estes territórios de conhecimento e de ciência e que possibilitam condições para o desenvolvimento de projetos científicos e académicos, proporcionam o contacto com as comunidades locais, disponibilizam serviços turísticos e um património cultural e natural diferenciadores.
Com o apoio do Turismo de Portugal, este Catálogo de Investigação permite dar a conhecer as áreas de investigação mais relevantes em cada Geoparque, bem como os testemunhos de investigadores e professores nacionais e estrangeiros que trabalharam ou trabalham nestes sítios UNESCO.
De acordo com os Coordenadores Executivos dos Geoparques “um dos objetivos passa por facilitar os contactos com parceiros locais, criando sinergias que representem mais-valias para as entidades locais, para os investigadores e, claro, para os geoparques”.
Recorde-se que em Portugal existem cinco territórios com selo UNESCO, entre eles o Naturtejo Geopark, Arouca Geopark, o Geoparque Açores, o Geopark Terras de Cavaleiros e o Estrela Geopark.
Os geoparques da UNESCO assumem-se como autênticos laboratórios a céu aberto, onde investigadores, professores, estudantes e cidadãos contribuem para aprofundar o conhecimento do território, bem como para desenvolver investigação e produzir conhecimento em áreas como a geologia, a biologia, a geografia, a climatologia, mas também o ambiente, a sociedade e a paisagem.
Além disso, estes territórios podem ainda promover visitas guiadas, e outros apoios, sujeitos a candidaturas, estabelecendo parcerias com os stakeholders locais, “na ótica da promoção e valorização do território, criando redes de parceiros compostas por elementos da restauração, da hotelaria, da animação turística e de serviços essenciais (públicos administrativos, de saúde públicos e privados)”.
O catálogo está disponível on-line, nos sites oficiais de cada Geoparque Mundial da UNESCO.