Decorreu na antiga igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, a cerimónia formal de abertura da Região Europeia de Gastronomia 2021.
Neste evento, a representar a região como Chef Embaixador, esteve presente João D’ Eça Lima, Chef de Cozinha no Restaurante Xisto, localizado na Praia Fluvial da Louçainha.
Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, que também participou na cerimónia, felicitou os 19 concelhos que compõem a CIMRC por este projeto, destacando que a “gastronomia vai muito além da culinária”, para a região de Coimbra, “a gastronomia pode ser um fator diferenciador e um poderoso motor de desenvolvimento local e regional”.
Recorde-se que a distinção de Região Europeia de Gastronomia 2021-2022 foi atribuída à Região de Coimbra pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo.
Subjacente a este título está o reconhecimento da construção de um projeto que reflete a vontade de valorizar a identidade, a diversidade e autenticidade do nosso território e das comunidades locais, através de narrativas em torno da gastronomia.
Neste âmbito, pretende-se contribuir para a coesão económica e social da Região de Coimbra, através da qualificação contínua do destino, regenerando, requalificando e reabilitando os territórios com potencial turístico, através do seu património cultural e natural, material e imaterial, e desta maneira atraindo pessoas e investimento.