Depois de um interregno nas exportações, devido à pandemia de Covid-19, a cerveja madeirense Coral volta a ser comercializada no mercado chinês.
A Empresa de Cervejas da Madeira (ECM), produtora da marca madeirense de cerveja Coral, está a apostar em alguns dos principais mercados asiáticos como a China Continental, Macau, Hong Kong, Taiwan e Singapura. Estratégia foi definida em parceria com duas empresas de Macau, a Mindware e a Companhia Portuguesa das Índias Orientais.
O diretor de exportação da ECM, Gustavo Coelho, disse ao CLBrief que a ECM está a regressar a um mercado que, no passado, representava cerca de 20% da sua produção.
“Os primeiros contentores foram embarcados há quase dois meses”, sublinhando o responsável que “a recuperação deste mercado asiático é de grande importância para a empresa e visto como um reconhecimento da nossa credibilidade empresarial, mas também da qualidade das nossas marcas”, disse.
Sobre a experiência da Coral no período pré-pandemia, o diretor de exportação da ECM explica que “a presença anterior (durante 2016-2019) ajudou a construir uma excelente reputação no mercado chinês, e este retorno reflete isso e as expectativas para os próximos anos”. A marca quer crescer de forma sustentável neste mercado, mas também nos mercados envolventes como Macau e Hong Kong.
“O mercado cervejeiro chinês é muito particular, volátil e cheio de oportunidades. Mas é preciso saber fazer negócios na China, e esta parceria consubstancia esse conhecimento, juntando muita experiência e muitas valências, tornando-o versátil, multicultural, com características ‘híbridas’, capaz de reagir rapidamente e de acompanhar modas e tendências na China”, adiantou o sócio-gerente da Mindware, Diogo Couto. “Esses são fatores fundamentais para as empresas que querem ter sucesso num mercado como o da China”, acrescentou.
Segundo o representante da Companhia Portuguesa das Índias Orientais e vice-presidente da PORCHAM South-China, Vitório Rosário Cardoso, “a continuação da expansão da marca na Ásia deve ser de forma sustentável e nos próximos tempos será muito importante para consolidar as operações na área da Grande Baía chinesa.
Recorde-se que a exportação da cerveja Coral teve início em outubro de 2015.