Fabricada em Viana do Castelo e com apenas cinco meses de “vida” no mercado português, a marca de champô sólido ecológico “Shaeco” entrou no mercado dos EUA e representa o interesse dos seus criadores em apostar na internacionalização.
«Já temos uma equipa a trabalhar nos EUA. São parceiros locais que ficaram interessados na marca e que nos contactaram. Já enviámos produto para o mercado norte-americano. Toda a distribuição e venda local ficam a cargo desses parceiros», explicou Vera Maia, uma das criadoras da marca Shaeco.
Segundo Vera Maia, atualmente, «80% das vendas são para o mercado português e 20% para fora de Portugal».
«Já estamos no mercado francês, através de ‘marketplaces’ digitais especializados, e temos as nossas lojas ‘online’ que vendem para Espanha, Reino Unido, Suécia, Alemanha», explicou.
Além do interesse norte-americano, «um dos principais destinos das exportações portuguesas de produtos de perfumaria, cosmética e higiene pessoal, a Shaeco tem recebido pedidos de outros mercados, como dos Emirados Árabes Unidos».
«Estamos a desenvolver o projeto com parceiros locais porque para esses mercados os custos de transportes a partir de Portugal é demasiado elevado e não se justifica, por uma questão de sustentabilidade. Toda a estratégia de vendas é digital e é gerida a partir de Viana do Castelo», explicou.
A gestora de 34 anos estimou, «até 2022 atingir um volume de negócios na ordem dos 800 mil euros, e chegar aos 2,7 milhões dentro de seis anos».
Formada em ‘marketing’ digital e há vários anos a trabalhar para a plataforma E-commerce, Vera Maia, natural de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, reside em Viana do Castelo há cinco anos, depois passagens por Lisboa e pelo Dubai.
«Foi um regresso às raízes do meu marido, que é de Viana do Castelo, e foi aqui que o projeto do champô sólido com componentes naturais, começou a ser desenvolvido, há mais de 18 meses. O conceito surgiu da preocupação que tenho, há vários anos, com a sustentabilidade ambiental do planeta», explicou.


































