Intercâmbios escolares e partilha de ações socioculturais estão entre os objetivos deste acordo entre as duas cidades.
O Município de Chaves vai concretizar mais uma geminação, desta vez com a cidade francesa de Angoulême. A carta de compromisso e respetiva geminação foi aprovada no início deste mês, depois de, no ano passado, representantes das duas cidades terem efetuado visitas aos dois municípios.
Segundo a autarquia portuguesa, “este acordo pretende, entre outros objetivos, desenvolver e fomentar políticas destinadas à juventude, através de intercâmbios escolares e de outras ações, bem como a permuta e partilha de ações, socioculturais e desportivas, e o intercâmbio ao nível do turismo, gestão autárquica e da formação profissional”.
Angoulême (na imagem) é uma cidade com cerca de 50 000 habitantes, localizada no oeste francês, a 120 quilómetros de Bordéus. Tal como Chaves, da qual dista 970 quilómetros, é uma localidade de origem romana.
Recorde-se que a cidade de Chaves está geminada com as cidades de Nampula (Moçambique), Bafatá (Guiné Bissau), Talence (França) e Differdange (Luxemburgo). Mais recentemente, estabeleceu também laços de amizade e cooperação com a cidade francesa de Neuilly-sur-Seine, onde reside uma significativa franja populacional emigrante procedente da região flaviense.
































