Viagem de Fernão de Magalhães serve de inspiração, trazendo a gastronomia de alguns locais de passagem desta viagem.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca, em colaboração com a Escola Profissional do Alto Lima – Epralima, promove a iniciativa “Gastronomia do Mundo”, um ciclo de Workshops que apelam à criatividade, identidade, sabores e aromas do Mundo.
“Um dos motivos que levou Fernão de Magalhães a planear a sua viagem foi a procura de uma nova rota para ter acesso às especiarias do Oriente”, refere o autarca de Ponte da Barca, Augusto Marinho, que entende a realização destas ações inspiradas na Viagem de Fernão de Magalhães e nas tradições gastronómicas dos países da rota da viagem de circum-navegação como “uma das formas de celebrar o feito histórico deste navegador natural de Ponte da Barca na passagem dos 500 anos da circum-navegação”.
Augusto Marinho, acrescenta, ainda, que o evento alia “a vertente histórica, configurada na figura deste ilustre navegador “, a quem Ponte da Barca tem, entre outras coisas, um doce a si dedicado – o Magalhães -, ao facto de Ponte da Barca ser uma terra com forte tradição gastronómica “com iguarias de excelência, sempre regadas pelo néctar dos vinhos verdes da nossa Adega Cooperativa”.
O ciclo de workshops vai decorrer uma vez por mês, de fevereiro a maio, com experiências gastronómicas que vão rumar ainda à Argentina (25 de março); às Filipinas (29 de abril); e ao Uruguai (20 de maio).
O primeiro destino de aromas e sabores passou esta-sexta feira (18) pela Indonésia, através da confeção do prato mais típico deste arquipélago da Ásia, Nasi Goreng (arroz frito), com Frango ao Curry, pelo Chef Bruno Pereira.
A iniciativa, aberta à população em geral, é gratuita, mas limitada a 20 participantes e sujeita a inscriçãoatravés do e-mail lojaturismo@cmpb.pt.