Desde 1997, este foi o 14.º prémio entregue em todo o mundo, sendo o segundo que é atribuído na Europa.
O cientista da Universidade de Coimbra (UC) Domingos Xavier Viegas foi distinguido em Barcelona, Espanha, por mais de 30 anos de investigação na área dos incêndios florestais.
Xavier Viegas lidera a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), que dispõe de um laboratório na Lousã, distrito de Coimbra, onde estuda há décadas o comportamento do fogo, bem como os cuidados a ter para segurança dos bombeiros e populações durante o combate aos incêndios.
O IAWF Wildland Fire Safety Award (Prémio IAWF de Segurança contra Incêndios Florestais) foi concedido ao catedrático da UC pela Association of Wildland Fire (Associação Internacional de Incêndios Florestais, IAWF), refere a ADAI em comunicado.
O prémio foi entregue ao investigador de Coimbra pelo presidente da associação, Tom Zimmerman, no encerramento do 14.º Wildland Fire Safety Summit, um congresso organizado pela IAWF e pela Fundação Pau Costa, de Barcelona, na Catalunha.
Ao reconhecer “mais de 30 anos de dedicação ao estudo do comportamento do fogo e segurança pessoal no combate aos incêndios florestais”, a IAWF distingue o trabalho que a equipa Xavier Viegas “tem vindo a realizar” na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, no laboratório da Lousã e nos diversos trabalhos de campo, em Portugal e noutros países.
Para a comunidade científica e operacional na área dos fogos florestais, “trata-se de um dos mais prestigiados prémios a nível internacional” e a sua atribuição acontece nos anos em que se realiza aquele congresso.
































