Clara de Sousa, a simpática jornalista da SIC, também gosta de cozinhar e é uma apreciadora de um saboroso arroz de grelos que nos ensina a preparar
Não adoram um bom arroz de grelos acabadinho de fazer? o sabor dos grelos de nabo, os meus preferidos, é inconfundível, um pouco amargo o que contrasta muito bem com a leve doçura do arroz. É tão bom!
Para esta receita nunca uso grelos crus. Porquê? Porque em cru sobressai mais o sabor amargo. Então o que faço?
Encho uma panela com água e um pouco de sal e quando começa a ferver junto os grelos e dou-lhes uma fervura, coisa rápida de meio minuto se tanto. E sem tapar o tacho. Com esta fervura, elimina-se grande parte do amargo e os grelos ficam mais macios. Depois escorro-os e distribuo por recipientes para congelar. Desta forma ficam sempre prontos a usar.
Para fazer o arroz, como os grelos já foram “entalados” – adoro estas nossas expressões – irão cozinhar perfeitamente no mesmo tempo do arroz.
Faço um bom refogado com cebola e alho e deixo o arroz fritar até ficar translúcido, o que deixa o arroz mais soltinho no final. Por cada copo de arroz uso três de água. Vejam o vídeo onde mostro como faço esta delícia:
Este Arroz de Grelos é um acompanhamento perfeito para pratos de peixe frito ou de forno.
Clássico da cozinha portuguesa, o arroz de grelos fica bem soltinho e macio. É perfeito para servir com peixe frito ou de forno.
INGREDIENTES:
1 caneca de arroz (cerca de 250 g)
300 g de grelos já “entalados” (ver texto do artigo)
1 cebola média, bem picada
2 dentes de alho, bem picados
azeite q.b.
sal q.b.
3 canecas de água, a ferver
CONFECÇÃO:
Refogue a cebola num pouco de azeite e quando começar a ficar translúcida junte o alho. Frite por uns segundos para libertar o aroma do alho e junte o arroz.
Frite o arroz, mexendo, até começar a ficar esbranquiçado. Junte os grelos e refogue mais uns segundos, sempre mexendo.
Finalmente, junte a água a ferver e o sal, envolva, prove para acertar o sal e tape o tacho.
Cozinhe em lume brando – o caldo tem de estar sempre a fervilhar – durante o tempo indicado na embalagem do arroz (por regra, 10 minutos exatos).
Terminado esse tempo, deixe o arroz descansar dois ou três minutos tapado, antes de servir.