Com o anúncio de novas eleições para a Assembleia da República, marcadas para 30 de janeiro do próximo ano, os portugueses que vivem no estrangeiro têm muito poucos dias para garantirem que vão poder votar.
A esmagadora maioria dos portugueses no estrangeiro vai votar para Assembleia da República pelo correio. A Administração Eleitoral irá enviar boletins de voto para os cerca de milhão e meio de eleitores que estão recenseados fora de Portugal, para a morada do Cartão de Cidadão.
Qual é o problema? Centenas de milhares de emigrantes têm essa morada errada ou desatualizada, o que significa que não vão receber os boletins de voto e não vão poder votar. Segundo a Administração Eleitoral, em 2019 vieram devolvidos mais de 300 mil boletins de voto.
E o pior? Quando for anunciada a data da votação já vai ser tarde para corrigir a morada, pois a lei diz que os cadernos eleitorais não podem ser alterados nos 60 dias antes das eleições.
Concretizando: se as eleições forem marcadas para 16 de janeiro de 2022, as últimas alterações de morada terão de ser feitas até 16 de novembro de 2021. Depois ficam congeladas, e não podem ser corrigidas.
Também se aconselha a todos os portugueses que vivem no estrangeiro a fazerem duas coisas de imediato:
1 – Confirmarem onde estão recenseados;
2 – Se necessário, corrigirem a morada ou optarem pelo voto presencial.
Os portugueses podem verificar se estão recenseados, e onde, nesta página do Ministério da Administração Interna (MAI).
Infelizmente para os portugueses no estrangeiro, este site não lhes permite saber qual a morada exata onde irão receber os boletins de voto. Para isso, o MAI desenvolveu um novo portal, o euEleitor, ao qual só pode aceder com a Chave Móvel Digital ou com um leitor do Cartão de Cidadão
Se estiverem recenseados em Portugal ou numa morada errada no estrangeiro, é possível mudarem a morada de acordo com estas instruções
Também é possível optar por votar em pessoa num consulado em vez de votarem pelo correio. Para isso têm de ir a um consulado, também nos próximos dias.