As comemorações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas realizam-se, este ano de 2021, nos dias 9 e 10 de junho na cidade do Funchal (Madeira). Por razões de natureza sanitária, face aos problemas da Covid-19, não se realizam também na Bélgica, como estava previsto.
O programa das Comemorações tem início no dia 9 pela manhã, com a cerimónia do Içar da Bandeira Nacional na Praça do Município.
No dia 10, pelas 11H00, terá lugar a cerimónia militar na Praça da Autonomia, com a presença do Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, presidentes dos Tribunais superiores, representante da República na Região Autónoma da Madeira, CEMGFA e os representantes dos três ramos das Forças Armadas.
A cerimónia conta também com a presença dos presidentes do Governo e do Parlamento Regional da Madeira, bem como do presidente do Município do Funchal, para além do Núncio Apostólico, em representação do Corpo Diplomático.
O desfile militar, por razões sanitárias, será reduzido a um pequeno número de efetivos militares, cerca de 100, dos 3 ramos das Forças Armadas.
A cidade do Funchal, situada no sul da ilha da Madeira, está inserida num grandioso anfiteatro natural, de frente para o Atlântico e contrastando com as imponentes montanhas.
Na costa mais soalheira implantada no meio das plantações de bananas e dos maravilhosos jardins onde despontam flores ao longo de todo o ano, abrigadas nas montanhas verdejantes, o Funchal é uma cidade viçosa e descontraída durante o dia e com uma vida noturna vibrante e eclética.
O Funchal também é, desde há vários anos, um dos principais portos de navios de passageiros do Atlântico, e o seu porto de navios de cruzeiro situa-se junto ao centro da cidade. A aproximação ao porto do Funchal é amplamente reconhecida como uma das duas mais espetaculares do mundo, a par com o Rio de Janeiro.
É hoje tradição que grande parte dos operadores de cruzeiros europeus passe na sua primeira viagem por aqui e é muito comum ver navios de cruzeiro a chegar ao mesmo tempo.
Uma vez em terra, os cafés, restaurantes e locais históricos que marcam esta capital ficam a meros passos de distância.